Trabalhos científicos

Neste V GastroHepato Manaus, contaremos com a apresentação de trabalhos científicos nas áreas de Clínica médica e Clínica cirúrgica com ênfase em gastrohepatologia, os 20 trabalhos selecionados serão apresentados no evento e receberão certificado, além de premiação para os 3 melhores pontuados por nossos avaliadores.

Para submissão de resumos, siga as instruções abaixo:

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

1.ORIENTAÇÕES GERAIS:

  1. O prazo para submissão de resumos é até 21/04/2025às 23:59 (Horário de Manaus – GMT-4);
  2. Para submeter o resumo é necessário que o congressista que vai apresentar o trabalho tenha se inscrito no evento e junto com o resumo, deverá enviar o comprovante de inscrição;
  3. Os resumos e comprovante de inscrição (print do e-mail de confirmação de inscrição) deverão ser anexados no campo ao final desta página no formato especificado das normas para resumos e somente serão aceitos desta forma e dentro do prazo estipulado. O autor receberá a confirmação do recebimento do resumo.
  4. A falta do comprovante de inscrição levará à exclusão do resumo;
  5. A Comissão científica, se resguarda no direito de não justificativa pública sobre o motivo da não seleção do trabalho para apresentação neste evento. Com isso não serão enviadas justificativas aos inscritos;
  6. Serão selecionados os 20 melhores trabalhos submetidos para apresentação no evento, ou seja, não necessariamente todos os resumos inscritos serão selecionados.
  7. O proponente inscrito deverá ser autor principal (primeiro autor), havendo um limite de até 7 coautores por resumo, totalizando 8 pessoas;
  8. O conteúdo dos resumos e da apresentação é de total responsabilidade dos autores, sendo assim não serão permitidos trabalhos já divulgados ou pesquisas em fase de planejamento sem anuência de todos os autores;
  9. Serão aceitos estudos originais, revisões sistemáticas com metanálises, estudos ou séries de casos, bem comorelatos de experiência relacionados aos eixos temáticos do evento.
  10. O envio de trabalhos científicos (resumos) representa o compromisso definitivo do(s) autor(es) em apresentar(em) o(s) trabalho(s), se aceito(s), de forma presencial.

2.SUBMISSÃO

  1. Os trabalhos científicos devem ser submetidos em formato de resumo simples;
  2. Os resumos deverão seguir as normas para resumo e estar em formato Word;
  3. O autor principal é responsável por incluir corretamente o(s) nome(s) completo(s) de instituição(ões) e do(s) coautor(es);
  4. Obrigatoriamente, todos os trabalhos submetidos devem ter um responsável formado em sua área de atuação na equipe de pesquisa (professor, investigador principal…). Este deve ser o último autor da lista e seu número de conselho deve estar identificado.
  5. Todos os resumos deverão ser submetidos em Língua Portuguesa.

2.1. Áreas contempladas para envio de resumo, afins à gastrohepatologia:

  • Clínica Médica;
  • Clínica Cirúrgica;
  • Nutrição;
  • Enfermagem em gastroenterologia.

2.2. Normas para preparação dos resumos

    1. O resumo não poderá passar de 300 palavras e nem ultrapassar duas páginas incluindo as referências bibliográficas.

2.2.1 Título:

Deverá estar centralizado e em negrito com fonte Times New Roman tamanho 14;

Apenas a primeira palavra com a letra inicial em maiúsculo, exceto nomes próprios, nomes científicos, abreviaturas e siglas.

Observação: nomes científicos devem seguir as regras internacionais de taxonomia correspondente;

2.2.2 Nome dos Autores e instituição:

Os nomes completos dos autores devem ser listados em sequência, seguidos do nome ou sigla da Instituição, estado e e-mail, separados uns dos outros por ponto e vírgula (;), centralizados e espaçamento simples;

O primeiro autor deve ser o que submete o trabalho e o último deve ser o profissional responsável pela pesquisa, neste último deve constar o número do conselho.

Utilizar fonte Times New Roman tamanho 11; O autor para correspondência deverá ser identificado com um asterisco “*” no início do nome.

2.2.3 Resumo:

O resumo deverá conter até 300 palavras, fonte Times New Roman tamanho 12, contendo introdução, objetivo (da pesquisa ou do relato de caso), metodologia, resultados e conclusão. Palavras-chaves podem ser até 4 (quatro_ devidamente consultadas no DeCS (https://decs.bvsalud.org/). Colocar todo resumo em um único parágrafo, com formatação de parágrafo do tipo “justificado”, sem delimitação de margens. Abaixo, devem estar as referências bibliográficas, que devem ser no máximo 5, essas não devem ser contabilizadas no número de palavras, apenas as suas respectivas citações incluídas no texto do resumo.

Nos RESUMOS, não serão aceitos gráficos, tabelas ou figuras. Para os aprovados, estas informações podem ser acrescidas no banner digital.
As referências bibliográficas deverão seguir as normas da ABNT (NBR 10520 – atualização de julho de 2023).

3. RESULTADO:

Após deliberação pela comissão científica, os  trabalhos aceitos serão divulgados aos aprovados junto com a ordem de apresentação, via e-mail em dia a ser divulgado em nossas mídias digitais. Os aprovados deverão enviar o banner digital ajustado no template fornecido pelo evento via email no prazo a ser divulgado juntamente com a lista de aprovados e instruções para apresentação. No dia do evento, os aprovados terão o tempo de 10 minutos para apresentação de seu banner. Os resumos serão colocados no repositório da Universidade Estadual do Amazonas – UEA e assim se seu trabalho for aprovado, todos os autores e autoras e/ou coautoras/es assinarão o contrato de edição, sendo necessário os dados de todos que participaram do resumo (data de nascimento; endereço completo, CPF e RG). O contrato do edição será enviado no e-mail de aprovação do trabalho.

Os Banners estarão disponíveis digitalmente no dia do evento e os autores que não cumprirem o prazo estipulado para envio do banner digital à organização, estará automaticamente desclassificado.

Comments are closed.